TRADUTOR

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Anomalia da medicina: incapacidade de reconhecer rostos

Mais uma doença que parece mentira. Já imaginou se você não pudesse reconhecer o rosto dos seus filhos? Da sua mãe e até mesmo o seu próprio rosto? Pois é, algumas pessoas sofrem de “cegueira para feições” ou Prosopagnosia, um distúrbio em que a habilidade de reconhecer os rostos está danificada, mas a habilidade de reconhecer objetos é normal. Isso quer dizer que a pessoa com esta doença não reconhece rostos de ninguém, nem o próprio rosto. É como se houvesse uma tela branca cobrindo as faces que impede o reconhecimento.
É um distúrbio relativamente raro, ocorrendo uma vez em cada 50 pessoas. Acredita-se que pelo menos 2% da população mundial sofre desta desordem em algum grau e estudos garantem que seja uma disfunção hereditária. Até recentemente era considerada como alguma lesão cerebral ou uma doença neurológica que afetam áreas específicas do cérebro. No entanto, os casos de prosopagnosia congênita ou desenvolvida tem sido relatados com maior frequência.
Segundo pesquisas no campo das Neurociências, a área responsável pelo reconhecimento de faces encontra-se no Lobo Occipital, em uma região chamada área fusiforme da face. Nota-se que pessoas que possuem comprometimento nesta região, apresentam incapacidade do reconhecimento facial, mesmo quando este é familiar. Quanto ao tratamento, a terapia inclui um treino em que o indivíduo aprende a usar estratégias de reconhecimento como identificar as pessoas característica por característica envolvendo indícios secundários como a roupa, a cor do cabelo, a forma do corpo, e a voz.
Dois casos de Prosopagnosia:
Certa vez, quando trabalhava em um bar, Victoria estava levando louça para a cozinha quando “uma mulher entrou na sua frente” e ela não conseguia fazê-la sair. “Eu estava ficando tão irritada que comecei a gritar com ela – e demorei alguns minutos para perceber que estava brigando com meu reflexo”.
Donna relata: “Eu estava andando por um corredor no trabalho quando uma mulher bloqueou meu caminho. Começamos a fazer aquela estranha ‘dança’, quando você se move para um lado e a outra pessoa se move na mesma direção”. Só depois de muita “dança” é que Donna percebeu que estava tentando atravessar um espelho.
Prosopagnosia: incapacidade de reconhecer rostos
FONTE: POBRETA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário