TRADUTOR

terça-feira, 30 de julho de 2013

DJALPÉDIA - LETRA C

DJALPÉDIA - Letra C
 C - Vitamina C ou ácido ascórbico. Vitamina hidrossolúvel antioxidante e que combate o escorbuto. Principais fontes: frutos cítricos como a acerola, laranja e limão.
 Cadeia alimentar – é a transferência de a energia alimentar que existe no ambiente natural, numa seqüência na qual alguns organismos consomem e outros são consumidores. Essas cadeias são responsáveis pelo equilíbrio natural das comunidades e o seu rompimento pode trazíbrio natural das comunidades e o seu rompimento pode trazer conseqüências drásticas, como é o caso quando da eliminação de predadores de insetos. Estes podem proliferar rapidamente e transformar-se em pragas nocivas à economia humana. A cadeia alimentar é formada por diferentes níveis tróficos (trophe = nutrição). A energia necessária ao funcionamento dos ecossistemas é proveniente do sol e é captada pelos organismos clorofilados (autótrofos), que por produzirem alimento são chamados produtores (1º nível trófico). Estes servem de alimento aos consumidores primários (2º nível trófico ou herbívoros), que servem de alimento aos consumidores secundários (3º nível trófico) que servem de alimento aos consumidores terciários (4º nível trófico) e assim sucessivamente Todos os organismos ao morrerem, sofrem a ação dos saprófagos (sapros = morto, em decomposição; phagos = devorador), que constituem o nível trófico dos decompositores.

 Cálice - Conjunto de sépalas da flor das angiospermas. Normalmente é de cor verde e está associado a proteção das estruturas florais.
 Carcinogênicos – substâncias químicas que causam câncer ou que promovem o crescimento de tumores iniciados anteriormente por outras substâncias. Há casos em que o câncer aparece nos filhos de mães expostas a estas substâncias. Algumas substâncias são carcinogênicas a baixos níveis, como a dioxina, e outras reagem com mais vigor. A maioria das substâncias carcinogênicas é também mutagênica e teratogênica.
 Cariogamia - Fusão dos núcleos de células haplóides (n) formando uma célula ovo ou zigoto (2n)
 Cariótipo - Coleção de gens que formam um indivíduo.
 Caroteno - Pigmento amarelo ou alaranjado existente em plantas e em algumas algas; convertido a vitamina A no fígado dos vertebrados.
 Carpelo - Ou pistilo; megaesporófilo das plantas angiospermas; é formado pelas folhas carpelares enroladas e soldadas; a parte dilatada e oca do carpelo é o ovário, no interior do qual se encontram os óvulos. Pode-se dizer que é a unidade do aparelho reprodutor feminino dos vegetais. (ver gineceu).
 Caulículo - Parte do embrião vegetal que forma o caule. (ver radícula).
 Célula Eucariótica - Aquela que apresenta-se constituída de carioteca.
 Celulose - Polissacarídio formado pela união de milhares de moléculas de celobiose; cada celobiose é formada por duas glicoses unidas; a celulose é o principal componente da parede da célula vegetal.
 Centríolos - Organela citoplasmática presente nas células eucariontes, com exceção das plantas frutíferas; suas funções são originar cílios e flagelos e organizar o fuso acromático.
 Centrômeros - Ou constrição primária. É a parte previamente espiralada que forma o cromossomo. É a parte mais condensada que forma e divide o cromossomo.
 Chorume – Resíduo líquido proveniente de resíduos sólidos (lixo), particularmente quando dispostos no solo, como por exemplo, nos aterros sanitários. Resulta principalmente de água de chuva que se infiltra e da decomposição biológica da parte orgânica dos resíduos sólidos. É altamente poluidor.
 Cianobactérias - Denominação de seres Monera que embora apresentem características de bactérias, apresentam também a clorofila, como as algas cianofícias.
 Cianófitas - Designação de seres cianofícios.
 Cianossomas - Estrutura celular característica das algas cianofícias que contém pigmentos como a ficocianina e a ficoeritrin
 Ciclo vital – Compreende o nascimento, o crescimento, a maturidade, a velhice e a morte dos organismos.
 Ciliados - Ver Cilliophora.
 Cílios - Estrutura filiforme presente na superfície de certas células, em geral mais curtas que o flagelo; sua função é promover movimentos (para a natação, limpeza ou captura de alimentos).

 Cilliophora - Ciliados; classe de protozoários cujos representantes se locomovem por meio de cílios.
 Cinetócoro - Ver centrômero.
 Cissiparidade - Ou divisão binária; forma de reprodução assexuada em que organismos unicelulares se reproduzem pela simples divisão da célula.
 Cístron - Ver genes.
 Citocinese - Divisão do citoplasma que ocorre posteriormente à cariocinese e que completa o processo de divisão celular.
 Citocromos - Proteína que contém heme (pigmento); funciona como portador de elétrons em uma cadeia de transporte de elétrons; está implicada na respiração celular e na fotossíntese.
 Citofaringe - Local estreito por onde há passagem de alimentos em seres unicelulares.
 Citopígeo - Ou citoprocto; local da célula de certos tipos de protozoários por onde os resíduos do processo digestivo são eliminados.
 Citoplasma - Região da célula onde se encontram as organelas; o fluido aí presente é o hialoplasma.
 Citóstoma - Abertura presente na célula de certos tipos de protozoários por onde o alimento é ingerido.
 Clamídeas - Bactérias muito pequenas que se apresentam como parasitas intracelulares obrigatórias.
 Clasmatose - O mesmo que clasmocitose. Eliminação de restos digestivos pela célula, através da fusão do vacúolo residual com a membrana plasmática.
 Clasmocitose - Ver clasmatose.
 Clímax - – complexo de formações vegetais mais ou menos estáveis durante longo tempo, em condições de evolução natural. Diz-se que está em equilíbrio quando as alterações que apresenta não implicam em rupturas importantes no esquema de distribuição de energia e materiais entre seus componentes vivos. Pode ser também a última comunidade biológica em que termina a sucessão ecológica, isto é, a comunidade estável, que não sofre mais mudanças direcionais.

 Clivagem - Ou segmentação; cada uma das primeiras divisões que ocorrem no ovo; primeiras fases do desenvolvimento embrionário.
 Clorofila - pigmento existente nos vegetais, de estrutura química semelhante à hemoglobina do sangue dos mamíferos, solúvel em solventes orgânicos. Capta a energia solar para realização da fotossíntese.

 Cloroplastos - Ver Plasto e Clorofila.
 Cobertura morta - camada natural de resíduos de plantas espalhadas sobre a superfície do solo, para reter a umidade, protegê-lo da insolação e do impacto das chuvas.
 Co-dominante - Ou sem dominância. Termo que define o comportamento de um genes que em homozigose se manifesta livremente, mas em heterozigose divide ou combina suas características com seu par diferente.
 Coenzima - Molécula orgânica que desempenha papel acessório em processos catalisados por enzimas; freqüentemente funciona como doador ou aceptor de uma substância envolvida na reação; NAD, NADP e FAD são coenzimas comuns.
 Colágeno - Material protéico fibroso existente nos ossos, tendões e outros tecidos conjuntivos.
 Colênquima - Tecido vegetal de sustentação, formado por células alongadas e vivas (fibras colenquimáticas); as paredes dessas células têm reforços adicionais de celulose (ver esclerênquima).
 Complexo de Golgi - Organóide celular originado do retículo endoplasmático liso. Apresenta-se como um conjunto de vesículas achatadas e sobrepostas, distribuídas de forma irregular no citoplasma celular.
 Conectivo - Parte do estame que liga a antera ao filete no androceu de flores angiospermas.
 Conjugação - Processo sexual em que há união temporária de dois indivíduos, com troca de material genético.
 Cormófita - Ver traqueófita.
 Corola (Do latim: corolla, dim. de corona, coroa) - Conjunto de pétalas; geralmente a parte manifestamente colorida da flor. Está associada a proteção da parte reprodutora da flor e também é um dos principais atrativos para agentes polinizadores.
 Cotilédone (Do grego: kotyedon, cavidade em forma de taça) Estrutura, semelhante afolha, no embrião de uma planta seminífera; relaciona-se com a digestão e armazenamento de alimento que irão nutrir o embrião vegetal nas primeiras fases de vida.
 Crick - Francis Crick. Ver Watson, James.
 Crisáfitas - O mesmo que crisótifas. Algas protistas simples com pigmentos como o caroteno e a xantofila. São predominantemente marinhas, fazendo parte do plâncton.
 Cromátide - Cada um dos dois filamentos cromossômicos que se mantêm unidos pelo centrômero após a duplicação cromossômica; assim que separadas na anáfase, cada cromátide passa a ser chamada de cromossomo.
 Cromatina - Material filamentoso, muito corável, presente no núcleo das células; corresponde ao conjunto de cromossomos descondensados presentes na célula interfásica.
 Cromatóforos - Célula pigmentada presente na superfície corporal de certos animais invertebrados (moluscos, crustáceos etc.)e de certos vertebrados (peixe, anfíbios etc.); pelo espalhamento ou concentração dos grãos de pigmento nos cromatóforos, o animal varia sua cor e tonalidade, confundindo-se com o ambiente.
 Cromonema - Filamento de DNA, desespiralado que forma a cromatina.
 Cromoplastos - Plastos que apresentam pigmentos coloridos. Ex. cloroplastos, xantoplastos, eritroplastos, etc. 
 Cromossomos - Cada um dos filamentos presentes no núcleo das células eucariontes, constituído basicamente por DNA e proteínas; nele situam-se os genes.

COLABORAÇÃO: SÓ BIOLOGIA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário