TRADUTOR

sábado, 4 de janeiro de 2014

Como calcular a média do Enem?

Essa pergunta é bem simples de responder, mas pode ser complexa dependendo do por que se quer calcular a média das notas do Enem. A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas dividida pela soma dos pesos. Difícil? Esse cálculo pode causar certa confusão mesmo, por isso disponibilizamos abaixo uma ferramenta que calcula a média do Enem.
ATENÇÃO: os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular

Área de conhecimentoNotaPeso
Redação
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No caso do ProUni, para concorrer às bolsas de estudo é preciso que a média seja pelo menos de 400 pontos, sem que a redação seja zerada, além dos pré-requisitos de renda. Algumas instituições de ensino, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estabelecem pesos para cada uma das provas do Enem, que podem variar até de acordo com o curso. Por exemplo, a prova de Matemática pode ter peso maior para um curso de exatas e menor para um de humanas.
Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos. Dúvidas sobre como é feito o cálculo das notas do Enem podem ser respondidas aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário